As estratégias e os planos de acção são ferramentas cruciais para a implementação de qualquer actividade de conservação da Biodiversidade. E em Moçambique, várias estratégias e planos de acção sobre determinados aspectos de biodiversidade tem vindo a ser desenvolvidos ao longo dos anos, sendo que algumas ainda estão na fase de revisão. Nesta página estão listadas algumas das principais estratégias no que concerne a biodiversidade.
Estratégia Nacional e Plano de Acção para a Gestão do Mangal em Moçambique 2018-2023
Duração: 2018 a 2023
A Estratégia Nacional e Plano de Acção para a Gestão do Mangal em Moçambique é um documento que identifica as metas a atingir em relação à gestão dos mangais em Moçambique e realça a necessidade de uma gestão efectiva envolvento todas as partes do ecossistema de mangal.
Estratégia Nacional para a Redução de Emissões de Desmatamento e Degradação Florestal, Conservação de Florestas e Aumento de Reservas de Carbono Através de Florestas (REDD+) (2016-2030)
Duração: 2016 a 2030
Esta estratégia promove mecanismos de restauração e reabilitação de florestas degradadas ou desmatadas por meio de regeneração natural ou assistida, promovendo também a redução das causas de desmatamento e degradação florestal para aumentar as reservas de carbono, bem como estabelecer formas de controlo e uso sustentável.
Estratégia Nacional de gestão e Conservação dos Corais em Moçambique (em preparação)
Duração: 2020-2030
Estabelece um quadro de trabalho e diretrizes com objectivos quantitativos e orientações claras para aumentar o conhecimento dos ecossistemas de coral em Moçambique, melhorar o seu estado de conservação, assim como definir as acções específicas que são necessárias para promover a sua protecção, gestão e monitoria contínua ao longo dos próximos anos.